Setembro Amarelo!!!
Seja solidário, nós nunca sabemos o que cada pessoa sente. Caso perceba sinais de alerta de suicídio entre em contato para pedir ajuda. Algumas atitudes também podem ajudar:
Escute - Encontre lugar apropriado e particular e escute o que a pessoa tem para falar. Deixe-a saber que você está lá para ouvir e apoiar e escute. Este não é o momento para oferecer soluções práticas, mas sim para escutar e estar lá pela pessoa, dando a ela a certeza de que ela não está sozinha.
Incentive-a a busca ajuda profissional - Abrir-se com alguém próximo é um primeiro passo importante, mas a ajuda profissional faz grande diferença e é onde é possível iniciar um tratamento. Ofereça-se para acompanhar a pessoa em uma consulta.
Mantenha o contato - Acompanhe a pessoa, mantenha o contato e fique por perto. Esteja lá para a pessoa e a apoie em sua doença e tratamento.
Em caso de crises - Se você acha que a pessoa está em perigo de se machucar no momento, entre em contato com profissionais de emergência e busque atendimento, ou consulte um familiar da pessoa para que ela fique segura.
A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso.
Mais informações em https://www.cvv.org.br/